Dicas

Escolha o melhor uniforme para a sua empresa

O uniforme transmite mais segurança, credibilidade, profissionalismo, qualidade e organização, ao primeiro contato.

O profissional que adere ao uniforme confere uma identidade visual. É a imagem que o profissional ou a empresa quer passar para seus clientes.

Pense na quantidade de horas que você passa fora de casa, trabalhando. E quantas vezes na semana você usa aquela peça do uniforme. Seja qual for o ambiente de trabalho, formal ou informal, opte por um visual bonito e confortável.

Procure uma empresa especializada na confecção do seu uniforme, que possa fornecer o tecido adequado, que execute a costura certa para cada modelo, que tenha maquinário próprio e que forneça com qualidade no acabamento.

O modelo do uniforme precisa identificar o profissional. Terá maior aproveitamento se o modelo for adequado para as tarefas que desempenha, com tecido de fácil manutenção e lavagem.

Aliado a essas escolhas, está a prova do tamanho. Não é aconselhável usar o uniforme apertado. Roupas muito justas, que dificultam o movimento, que prejudicam o seu trabalho, desfavorecem também a imagem do profissional. O uniforme no tamanho certo, dura mais!

Sobre os tecido, onde se tem uma grande variedade, não leve em consideração só o preço.  Um mesmo tipo de tecido pode ser fabricado por inúmeros fornecedores. Ótimos tecidos deixam as roupas empresariais mais bonitas e mais duráveis.

Isso sem falar das opções disponíveis em lavagem de tecido, como a anti-microbiana – que diminuiu odor de suor e são indicados para área da saúde, a lavagem repelente à água e óleo, repelente à insetos, a de proteção UVA e UVB (raios solares), a lavagem de retardamento à chamas etc.

Fique atento e pesquise antes de escolher o modelo e o tecido para os uniformes, pois eles representarão o seu negócio e são uma segurança para o profissional.

  • Para quem trabalha em contato direto com fogo ou objetos inflamáveis, como no caso de cozinhas, deve-se evitar o uso de tecido 100% poliéster. Esse material queima muito rápido e gruda na pele. É mais seguro tecidos de composição 100% algodão ou tecidos com lavagem especial, resistentes à chama.
  • Profissionais que exercem atividades físicas ou trabalho exposto ao calor ou sol, procure conforto! Dê preferência aos tecidos com elasticidade ou malhas de cores claras. A exposição ao sol e ao suor antecipa o desbotamento das cores.
  • Se a profissão exige força, onde o tecido possa rasgar fácil, opte por brim ou ripstop (exemplo), por serem tecidos mais grosso e resistente. Solicite reforço na região da roupa onde rompe com mais frequência no seu trabalho, se for o caso. A vantagem do brim é que tem disponível em composição 100% algodão ou misto, leve e pesado, podendo ser usados também para outras profissões.
  • Se você trabalha com água, as melhores opções são as impermeáveis como nylon resinado e napa ou as de secagem rápida como as microfibras de poliester. Lembre-se de usar calçado emborrachado para proteger também os pés!

 

Sobre a composição dos tecidos, entre fibras de algodão, poliéster, viscose, elastano etc.: O tecido misto é uma ótima opção para uniforme, porque agregam mais benefícios. Traz mais facilidade para o dia-a-dia, permite que o corpo movimente mais livremente, é menos propício ao pilling (bolinhas), seca mais rápido, é mais fácil para passar e desbota menos. O tecido 100% algodão há uma tendência a desbotar mais, encolhe um pouco mais após o processo de lavagem – especialmente se secar à máquina, e quando molhado ele mancha com outras cores. Mas a grande vantagem do algodão é que é mais fresco, transpiram mais.

Todas essas características agregarão a escolha do uniforme, desde que seja feita a manutenção e o uso correto das roupas.

 

Essas são algumas dicas. Consulte nossa equipe sobre mais informações dos uniformes para fazer a escolha que se adaptará melhor a sua rotina!